sábado, maio 05, 2012

Guarda Municipal de Araucária, forma sua 3ª turma





Os novos guardas municipais chamados pelo último concurso realizado pela Prefeitura de Araucária concluíram o curso de formação que fizeram no 17° Batalhão de Polícia Militar do Paraná e tiveram cerimônia de formatura na sexta-feira (27), no Sítio do Alemão.


Estiveram presentes na solenidade várias autoridades, dentre elas, o prefeito Albanor Zezé Gomes, o vice-prefeito Isac Fialla, o comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Antônio Alves do Amaral Filho (representando o comandante geral da PM/PR), comandante do 17º Batalhão, o tenente-coronel Maurício Tortato, o secretário municipal de Segurança Pública, Luiz Fernando Chemim, o vereador Pedro Nogueira, o diretor da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Adair Milani, a deputada federal Rosane Ferreira, o chefe da Polícia Civil em Araucária, o delegado Haroldo Davison, o comandante da 2ª Cia, do 17º Batalhão, capitão Nelson Stoccheiro, e, Luciano Kasecker (representante do deputado federal Fernando Francischini).
Durante a cerimônia, houve entrega de placas de agradecimento para o prefeito, para o tenente-coronel Tortato e para todos os instrutores do curso. Houve também o juramento dos novos guardas pelo ingresso da carreira, os profissionais foram agraciados com uma composição musical de Giuliano Teixeira e os melhores alunos do curso receberam ainda uma menção honrosa pelo destaque na jornada.
Laurency Kendi Casagrande, o primeiro colocado do curso, diz que o serviço que prestam a partir de agora é de grande responsabilidade e se sente honrado com a atribuição. “Estou muito contente com a conquista, espero poder servir a população da melhor maneira possível. Agradecemos pela excelente formação que nos foi propiciada. Agradeço a Deus, à Prefeitura e ao 17º Batalhão”, diz.
O professor escolhido como paraninfo pela turma, 2º tenente Reginaldo Cason, declarou que foi um prazer conduzir a turma até o presente momento. “Tivemos esse período de preparação e agora os profissionais estão prontos para o trabalho para o qual foram designados. Com certeza é um esforço a mais em prol da causa pública da segurança, na constante busca por uma sociedade melhor, mais humana e desenvolvida”, comenta.
O comandante do 17° Batalhão discursou pela Polícia Militar do Paraná, em nome do comandante geral da instituição. “Foi uma honra o comando da corporação ter confiado ao 17º Batalhão o mister de estabelecer importantes relações institucionais com os municípios da região metropolitana. Assumimos o compromisso de realizar o curso de formação desses valorosos guardas municipais que estão sendo apresentados à comunidade de Araucária. Incumbência que cumprimos com elevado senso de responsabilidade”, ressalta Tortato.



Histórico da GMA
A Guarda Municipal de Araucária foi criada em 2003, quando ainda era departamento da Secretaria Municipal de Administração, só depois sendo integrada à Secretaria Municipal de Segurança Pública. No primeiro concurso foram 80 profissionais contratados.
Os guardas atualmente são responsáveis pelo monitoramento no Centro de Controle de Operações, atendem solicitações da população por chamadas telefônicas (pelo telefone 153), fazem patrulhas rurais, monitoramento de alarmes em prédios públicos, rondas pela cidade, cuidam da parte técnica e de infraestrutura da GMA, integram a Defesa Civil Municipal e realizam trabalhos de prevenção e orientação nas escolas.
Trabalho ostensivo, realizado graças aos investimentos maciços que têm sido feitos no setor e aos concursos realizados para aumentar o efetivo. “Eu tive a felicidade de criar a Guarda Municipal no nosso município em 2003, instituição que tem sido elogiada pelos nossos moradores. Quando voltei à administração em 2009 estávamos com o quadro profissional defasado, eram 63 guardas. Assumi o compromisso de mudar essa situação, fizemos mais dois concursos e estamos hoje com 176 profissionais, praticamente o triplo do pessoal”, conta o prefeito Zezé.
O secretário municipal de Segurança Pública diz que a estruturação da equipe tem tido papel fundamental no trabalho exercido, no qual a população é a maior beneficiada. “São novos profissionais, coletes, armamentos, equipamentos de segurança, câmeras de videomonitoramento, um centro de controle do videomonitoramento, três novas viaturas que estão prestes a serem locadas, reforma recente de quatro módulos e previsão de reforma de mais dois módulos e do Centro Integrado de Segurança”, comenta.
A autoridade aproveitou para agradecer o empenho do capitão Stoccheiro para que o curso de formação pudesse ser realizado no 17º Batalhão, assim como outras pessoas que contribuíram para o desenrolar do curso, como Milani, tenente Vanssan, capitão Sampaio, major Sandor, delegado do município, diretores da GMA e a deputada Rosane que tem dado apoio ao setor no município.

Pelas ruas
Os novos profissionais formados já estão atuando em regime de escala desde segunda-feira (30), reforçando o trabalho já executado pela equipe veterana. Há ainda um projeto de reativação de rondas por moto, mais viaturas estão sendo providenciadas, a patrulha rural será ampliada para Colônia Cristina e Guajuvira e haverá constantemente guardas no Pronto Atendimento Infantil e no CAIC.

Fonte:http://www.araucaria.pr.gov.br/noticias/secretarias/seguranca/mais-guardas-municipais-pelas-ruas-da-cidade
Fotos: Carlos Poly/ACS