terça-feira, abril 19, 2011

Araucária tem 50 novos
Guardas Municipais com
curso de formação concluído

Com a nova equipe, efetivo de profissionais da
categoria irá praticamente dobrar na cidade





      
      
      

Aconteceu nesta sexta-feira (15) a formatura do curso de formação dos 50 novos integrantes da Guarda Municipal de Araucária (GMA), preparada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), no anfiteatro da Prefeitura.
Estiveram presentes no evento o prefeito Albanor Zezé Gomes, o secretário de Governo João Lincoln Ferreira Gomes, o secretário interino da SMSP, Mario Torres, o delegado da Polícia Federal, Élcio Felipe Fuscolim, o delegado chefe do município de Araucária, Haroldo Davison, o diretor da Guarda Municipal de Araucária, Márcio Cantelle, o comandante da Polícia Militar, Nelson Stoccheiro Gonçalves Júnior, o diretor da SMSP, Adair Milani e o tenente-coronel Fábio Mariano de Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros.
O prefeito cumprimentou os novos profissionais habilitados da categoria e os parabenizou pela dedicação. “Fizemos esse novo concurso e agora podemos reforçar o apoio que já disponibilizávamos às polícias Civil e Militar. A Guarda Municipal tem feito muito e a população tem percebido isso, torço para que tenham sucesso nessa nova jornada que estão ingressando e que é tão importante para a nossa cidade”, discursou Zezé.
O prefeito reforçou que apesar da Segurança não ser uma atribuição municipal e sim do Estado, optou sempre por defender os interesses dos araucarienses, já que o setor passa por dificuldades nas diferentes esferas de poder. “Sabemos que, constitucionalmente, não é uma atribuição do município, mas essa é uma área tão delicada e referente a um assunto tão sério que resolvemos dar a nossa contribuição municipal, vimos essa possibilidade e estamos fazendo o que podemos. Hoje, o contingente de guardas é maior que o número de policiais destinados a proteger nosso município”, disse.
Mario Torres falou da satisfação em estar presenciando a formatura dessa nova turma e da importância da função de um guarda municipal. O secretário também elogiou a dedicação que Zezé tem tido com Araucária e o conclamou como o gestor municipal que mais fez pela cidade na área de Segurança Pública.
“Nenhum gestor fez tanto pela cidade. Em 2003 criou a Guarda Municipal, que iniciou seus trabalhos com 80 funcionários. Quando voltou para a administração em 2009, criou a Secretaria de Segurança Pública, priorizou a abertura de concurso público e trouxe esses profissionais. Tivemos o sistema de videomonitoramento implantado e estamos trabalhando para o desenvolvimento de um telecentro”, conta.
Torres ressalta que 30 guardas municipais estão para assumir o posto em mais um concurso realizado. Ele diz que o investimento foi alto e que a GMA está com novas viaturas, coletes, armamentos, revólveres, pistolas, espingardas e armas não letais conhecidas como tasers. “Araucária é uma das poucas cidades do estado que possuem uma Guarda equipada com tasers. Possuímos também um dos melhores sistemas de monitoramento urbano do país”, comenta.
O secretário prometeu que em breve terá novidades para contar sobre os módulos policiais que estão em desuso na cidade e sobre o patrulhamento rural. O formando Diego Eduardo Oliveira, orador da turma, finalizou a cerimônia lendo o juramento dos Guardas Municipais e fez uma homenagem aos pais. 

Curso de formação
Os concursados começaram o curso de formação no dia 1º de setembro de 2010. O treinamento dos novos guardas foi realizado pela Academia de Polícia do Guatupê e pela Guarda Municipal, na sede da Associação de Moradores do Jardim Califórnia e finalizado na sede do Guatupê.
Os profissionais receberam treinamento teórico e prático, incluindo até mesmo condicionamento físico, técnicas de abordagem, de defesa e curso de tiro. Após o recebimento do certificado do curso, a Secretaria Municipal de Segurança Pública irá solicitará à Polícia Federal a autorização de porte de arma para os novos integrantes da corporação.
Efetivo praticamente dobrou
A Guarda Municipal de Araucária contava com 63 colaboradores, o novo contingente de 50 guardas fará com que o contingente praticamente dobre, ficando com 113 profissionais.
Com isso, a Guarda Municipal estará reforçando o apoio que estabelece à Polícia Militar e Polícia Civil para garantir a segurança dos araucarienses. Essa foi mais uma contribuição do prefeito Albanor Zezé Gomes para cumprir o aumento do efetivo da categoria profissional em Araucária e atingir a meta de 180 guardas municipais para a cidade. 
Fonte:www.araucaria.pr.gov.br
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Araucária
18 de Abril de 2011
Fone: 3614-1751
Jornalista: Michelli Gomes
Fotos: Carlos Poly