domingo, maio 08, 2011


Araucária elabora projeto Prontidão 
Escolar Municipal para aplicar na cidade

Iniciativa planeja um sistema de gerenciamento
de emergências para a área da educação



 

Araucária está preparando um projeto chamado Prontidão Escolar Municipal para aplicar na cidade. A iniciativa visa formatar um sistema de gerenciamento de emergências no âmbito educacional  do município, por meio da identificação de riscos e perigos existentes, desenvolvimento e implantação de planos de emergência e capacitação de funcionários em procedimentos básicos de resposta a sinistros.A proposta segue as recomendações da Política Nacional de Defesa Civil e está sendo elaborada em uma parceria do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Educação (SMED) e Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), por meio da Guarda Municipal e Coordenadoria de Defesa Civil do município. O coordenador da Defesa Civil do município, André Nogueira Neto, conta que Curitiba já conta com um projeto parecido em execução. “ Eles aplicaram o treinamento e estão com umas 40 escolas orientadas sobre o tema. Os educadores aprovaram a iniciativa”, comenta.
Ressaltando a importância da proposta, o secretário interino da SMSP, Mario Torres, fala que a preparação pode salvar vidas. “Urgências e emergências podem acontecer em qualquer lugar. Os profissionais da área da educação têm uma grande responsabilidade, várias crianças e adolescentes estão sob seus cuidados”, fala Torres.Araucária possui 40 escolas municipais e 32 Centros Municipais de Educação Infantil.
Como funcionará o programa
A intenção é que o projeto seja aplicado em todas as instituições municipais de ensino, mas como o número de profissionais a serem capacitados é grande, a formação será realizada aos poucos. Inicialmente 10 escolas participarão da capacitação, contemplando dois funcionários por unidade escolar.
Etapas
- Capacitação para desenvolvimento do plano de emergência 
- Treinamento de primeiros socorros
- Treinamento de combate à incêndios e formação de brigadas de emergências
- Execução de simulados de evacuação em todas as escolas

A
ssessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Araucária
Foto: Carlos Poly
05 de maio de 2011
Fone: 3614-1751
Jornalista: Michelli Gomes 
Foto: Carlos Poly