sábado, agosto 20, 2011

Congresso da Guarda recebe mais de mil participantes

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Começou na quarta-feira, 17 de agosto, em Novo Hamburgo, o 21º Congresso Nacional das Guardas Municipais. O evento, que ocorre até sexta-feira, dia 19, nos pavilhões da FENAC, é promovido pela Prefeitura e pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais. Para marcar o início das atividades, autoridades e os 1.085 participantes participaram da abertura oficial.
Na cerimônia, as 137 guardas municipais vindas de 19 estados brasileiros foram homenageadas pelo desfile das bandeiras. Após a execução do Hino Nacional, o prefeito Tarcísio Zimmermann e os representantes de órgãos estaduais e nacionais ligados à segurança pública ressaltaram a importância de debater o trabalho, a legislação e as ações das guardas. Também foram lembradas questões como o apoio do governo federal ao segmento e às iniciativas ligadas ao setor, entre eles o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). ”Precisamos reafirmar o compromisso de todos nós com a segurança pública. E isso deve ser um alerta para este país, pois não podemos regredir em nenhum patamar já consolidado, principalmente em relação ao financiamento dessas iniciativas”, disse Tarcísio ao propor a necessidade de uma jornada nacional para defender o fortalecimento do programa.
Esta discussão está diretamente ligada ao congresso, já que o tema desta edição é “O PRONASCI, os Municípios e as Guardas Municipais na Prevenção da Violência”. A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, salientou que o programa deve avançar mais. “Nós queremos que o PRONASCI seja uma política de estado para o País, com um orçamento reservado, garantindo assim mais investimentos para a área, que é a prioridade número um da sociedade”, disse.
Além de Tarcísio e Regina, participaram da cerimônia o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, e o presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Gilson Menezes. Como forma de agradecimento ao apoio para realização do congresso, Menezes entregou às três autoridades o certificado “Amigo das Guardas Municipais”. Finalizando a noite, os presentes participaram de um coquetel ao som da Orquestra de Sopros de Novo