quinta-feira, agosto 11, 2011

Governador Richa recebe homenagem da Guarda Municipal de Curitiba

O governador Beto Richa durante solenidade comemorativa dos 25 anos da Guarda Municipal de Curitiba. O evento aconteceu as 10 horas, no Salão de Atos do Parque Barigui, com a presença do prefeito Luciano Ducci, vereadores, deputados estaduais e federais e representantes de todas as forças de segurança.- Curitiba/PR, 09.08.2011 - Foto Jonas Oliveira/AENoticias

O governador Beto Richa recebeu um certificado de Amigo da Guarda Municipal de Curitiba, em solenidade comemorativa aos 25 anos da corporação, realizada nesta terça-feira (9), no Salão de Atos do Parque Barigui. O certificado é conferido a autoridades que se destacam em ações voltadas ao crescimento, aprimoramento e valorização da corporação. Também receberam a homenagem o comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, e o delegado geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto. 

Richa disse estar honrado com a homenagem e falou sobre o esforço para valorizar, equipar, capacitar e melhorar as condições de trabalho na Guarda Municipal enquanto foi prefeito de Curitiba. “Um administrador precisa ter ao seu lado servidores capacitados e valorizados. Por isso tivemos especial atenção com os guardas municipais, que são os profissionais que zelam pelo patrimônio público e pela vida das pessoas”, afirmou Richa. “Seguro de vida, coletes à prova de bala, aumento da frota e do número de armas, novos módulos e Núcleos de Proteção ao Cidadão, além de gratificações e aumentos reais de salário foram grandes avanços. E tudo isso continua com Luciano Ducci”, afirmou o governador. Este ano, Richa reforçou o apoio à corporação repassando à Guarda Municipal mais de 500 armas da Polícia Civil, o que garantiu a todos os integrantes um revólver para trabalhar. 

O governador também reforçou a importância do trabalho integrado entre município, estado e governo federal, para garantir a segurança das famílias paranaenses. Disse que a parceria com as polícias Civil e Militar será mais fácil sob seu governo e que o Exército se colocou à disposição para operações de segurança, em especial na fronteira, para combater o tráfico de armas e de drogas. 

O prefeito Luciano Ducci, que é médico e servidor municipal desde 1988 – período em que os primeiros guardas iniciaram o trabalho em postos de saúde, escolas e praças –, disse que acompanha a evolução da corporação em seus 25 anos e agradeceu o empenho dos profissionais para garantir a segurança da população. “Temos muito a comemorar e muito orgulho dessa corporação. Sabemos do alcance que esse trabalho pode ter, em operações integradas com as polícias e outras entidades, como esperamos ver em breve”, disse Ducci. Ele lembrou ainda a implantação do novo Plano de Cargos, a mais recente conquista dos guardas. Ducci recebeu uma placa de prata como símbolo do Jubileu da Guarda Municipal. 

O deputado federal Fernando Francischini, presente ao evento, disse que até meados de 2012 o Congresso Nacional deve aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria a Lei Orgânica que regulamentará a vida e a carreira dos guardas municipais em todo o país. “A PEC 534 deverá trazer mais credibilidade e respeito da comunidade, porque transforma essas organizações em uma efetiva força de segurança, uma polícia municipal”, disse o deputado. 

O evento, realizado no Salão de Atos do Parque Barigui, teve a presença da secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, de deputados estaduais e federais, vereadores, secretários de Estado e do município, autoridades militares e representantes do Poder Judiciário. 



HISTÓRICO — A Guarda Municipal de Curitiba foi criada em 17 de julho de 1986, e a primeira turma de profissionais começou a trabalhar em agosto de 1998, com 110 integrantes. Hoje são 1.646 homens e mulheres, o maior efetivo do país em relação ao número de habitantes. Os guardas atuam em 23 módulos em parques e praças, monitoram 89 câmeras de segurança (45 na região central e 44 nas nove Regionais), e contam com auxílio de 98 viaturas e um microônibus. 

Escolas municipais, creches, postos de saúde, praças, bosques, parques, armazéns da família, o transporte coletivo e demais equipamentos da Prefeitura são os principais focos do trabalho da GMC. Ao lado de forças de segurança estaduais e federais, a Guarda também integra o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Segurança Pública de Curitiba. 

O telefone da Guarda Municipal é o 153 e pode ser acionado 24 horas por dia. 

A partir da posse de Beto Richa como governador em janeiro de 2011, a Guarda Municipal de Curitiba passou a contar com apoio efetivo do Governo do Estado. Em junho, o governador repassou 502 armas da Polícia Civil para a GMC. A doação foi possível a partir da aquisição de novos armamentos para a polícia. Com os armamentos, 100% dos mais de 1,6 mil guardas municipais de Curitiba passaram a contar com revólveres entre os equipamentos de segurança.
http://amigosdaguardacivil.blogspot.com