quinta-feira, setembro 01, 2011

Guarda Municipal Araucária - Pr divulga relatório de atendimentos

Apontamentos realizados pelo uso das
câmeras de segurança, dados de ocorrências
e trotes telefônicos foram abordados



A Guarda Municipal de Araucária (GMA) divulgou um relatório com as ações realizadas pela instituição neste ano. Os dados abordam chamamentos por bairros, monitoramento de imagens, ocorrências atendidas em prédios públicos e o índice de trotes telefônicos.
O relatório mostra que o bairro que tem mais ocorrências registradas pela GMA é o central. Em julho, 28 ocorrências foram identificadas pela GMA por meio das câmeras de segurança na cidade e, até o início da semana passada, 12 ocorrências foram identificadas pelo sistema neste mês.
O diretor comandante da GMA, Wueslei Fabiano da Costa, comenta que as câmeras têm sido um bom auxílio para a instituição. “Durante este tempo de funcionamento já verificamos várias situações como acidentes de trânsito, consumo de drogas, atos de vandalismo, brigas e ações suspeitas. No dia 04 de agosto, por exemplo, identificamos um grupo agredindo um rapaz e a GMA conseguiu chegar a tempo para abordar os agressores”, comenta.
O secretário municipal de Segurança Pública (SMSP), Luiz Fernando Chemim, falou sobre o funcionamento das câmeras. “Não fizemos estatísticas ainda para comparar o antes e o depois de violência nas regiões nos entornos das câmeras instaladas. Esse é um dado que a Polícia Civil organiza, mas sabemos que o sistema tem auxiliado no trabalho dos guardas”, disse.

Ocorrências em prédios públicosDe janeiro a julho deste ano foram 3.892 ocorrências em prédios públicos, sendo que 3.431 ocorrências foram identificadas através do sistema de monitoramento de alarme.

TrotesUma preocupação da GMA tem sido o alto índice de trotes telefônicos que o órgão vem recebendo. “Nos primeiros meses deste ano tivemos uma média de 143 chamadas deste tipo por mês, que desviam o foco da equipe de situações que realmente merecem atenção. É preocupante, o trabalho da Guarda não é brincadeira”, comentou o diretor da SMSP, Adair Milani.

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Araucária
29 de agosto de 2011
Foto: Carlos Poly
Fone: 3614-1751
Jornalista: Michelli Gomes