terça-feira, setembro 27, 2011

Megaoperação “Vida” coloca quase 600 policiais militares nas ruas da capital










Aproximadamente 600 policiais militares foram colocados nas ruas da Capital e Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a partir das 18h de sexta-feira (16) em edição especial da megaoperação “Vida”, de combate aos crimes violentos contra a vida, principalmente os homicídios. O subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR) Coronel Júlio Ózga Nóbrega fez o lançamento da operação.

“Por determinação do governador Beto Richa e do próprio secretário de estado da Segurança estamos reforçando o policiamento na grande Curitiba, para isso estamos unindo esforços de diversas unidades da Polícia Militar, além do apoio da Guarda Municipal e da Polícia Civil”, explica o Coronel Nóbrega. Do total de integrantes da operação, 510 são policiais militares e 90 guardas municipais.

Durante a Operação, que já foi parcialmente iniciada na manhã de sexta-feira, serão cumpridos mais de vinte mandados de busca e apreensão, montados 30 pontos de bloqueios de trânsito e policiamento ostensivo, além de abordagens, fiscalizações, verificação de documentos e buscas de armas, drogas e foragidos da Justiça, para que a população esteja mais protegida. “Esta é uma das ações de reforço no policiamento determinadas pelo plano de segurança ‘Paraná Seguro’ do governo do estado”, afirma Nóbrega.

O lançamento da Operação, que contou com efetivos policiais integrantes dos batalhões da capital (12º, 13º, 20º BPMs), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Regimento de Polícia Montada (RPMon), Companhia de Eventos, e da Escola de Formação de Oficiais (EsFO), além de cerca de 90 guardas municipais, e o apoio do 1º e 9º Distritos Policiais, será no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Curitiba.

Os resultados serão divulgados à imprensa na segunda-feira (19) em coletiva também no Quartel do Comando Geral.

Serviço: Lançamento de edição especial da megaoperação vidaData: 16/09/11 (sexta-feira)Hora: 18 horasEndereço: Quartel do Comando Geral – Rua Marechal Floriano Peixoto, 1401 – Rebouças – Curitiba.


Os Números

Durante a operação foram apreendidas duas armas de fogo, 33 munições e 28 veículos. A PM também lavrou 119 autos de infração, 10 flagrantes, 13 Termos Circunstanciados, dois inquéritos e um ato Infracional, além de atender a 13 ocorrências envolvendo tóxicos.

Menos acidentes de trânsito

Na parte da operação relacionada ao combate à embriaguez no trânsito, os números apresentados pela PM também foram positivos. Na semana passada, sem a megaoperação, foram 15 acidentes de trânsito, já nesta semana, os números caíram pela metade.

Operação Ambiental

Parte da operação também se deu na Região Metropolitana, mais especificamente em São José dos Pinhais, na área ambiental.

Neste sentido, foram realizados pela Força Verde da PM 19 mandados de busca e apreensão, além de144 pássaros, 122 gaiolas e dois balões apreendidos. 13 pessoas foram autuadas em flagrante e, no total, foi distribuído R$ 74,5 mil em multas.


Marcia Santos- PMPR


Fotos: Cabo Valdemir Luz