sábado, dezembro 24, 2011

A todos os companheiros Guardas Municipais, FELIZ NATAL





Em nome do Blog "gm-araucaria.blogspot.com, queremos parabenizá-lo pelo seu sucesso. Sei que foi uma caminhada difícil e repleta de lutas. Não se esqueça, todos somos vitoriosos.
A atividade de GUARDA MUNICIPAL é fascinante, envolvente, repleta de emoções e aventuras. É uma carreira que vai exigir que você tome decisões a todo momento, e estas decisões, deverão ser rápidas e acertadas, sempre.
É uma carreira que exige extrema responsabilidade, pois você estará lidando com a vida e o patrimônio das pessoas, e ainda com o maior bem que o ser humano possui  A  LIBERDADE.
Portanto, esteja preparado, mantenha sempre a visão de um pesquisador social. Adote a postura que você, como cidadão, sempre esperou de um Guarda Municipal.
Você existe para SERVIR e PROTEGER. Se você gosta de ajudar as pessoas em dificuldades extremas, pode ter certeza absoluta de que escolheu a carreira certa.
As Guardas Municipais são integradas por pequena " amostras " de nossas sociedades. Pois você encontrara Guardas dignos e honrados, que enaltecem a atividade policial, mais também encontrará pessoas que não são dignas de serem chamados de Guardas Municipais. Siga sempre os bons exemplos.
Há um mito de que o meio corrompe as pessoas. Isto não é verdadeiro, você só se corrompe através de suas decisões. Não se esqueça disso nunca, o sucesso em sua carreira dependerá sempre e somente de SUAS DECISÕES.
Não erre. Uma única decisão errada em matéria de ética e correção, e sua carreira ficará para sempre maculada.
A propósito, a preocupação com ética e correção da atividade POLICIAL é bastante remota. Já no século I, em Jerusalém, à época dominada pelo Império Romano, Soldados vieram perguntar à João Batista, o Profeta, sobre como deveriam proceder. O Profeta reponde com palavras que ecoarão para sempre através dos séculos:

" A NINGUÉM MALTRATEIS, NÃO LEVANTEIS FALSO TESTEMUNHO E, CONTENTAI-VOS COM VOSSO SOLDO".

Isto é o que a sociedade espera de você no século XXI. Não se deixe influenciar pelas más ações.

Seja um respeitador incondicional e promotor dos Direitos Humanos.

Não minta, seja íntegro em todas as suas atitudes e palavras.

Não se corrompa, pois aquilo que não é procedente do suor do teu rosto, é um dinheiro maldito.

O dinheiro da corrupção edifica apenas " castelos de areia ". No futuro, com certeza desabará sobre sua cabeça, trazendo para você e sua família, vergonha, separação, dor, angústia e até mesmo a morte.
Não tenha receio de se impor quando se tratar de defesa da ética e da correção. O GUARDA MUNICIPAL deve sempre ser o herói do filme da vida NUNCA o vilão.
Você é inteligente, do contrário não teria chegado até aqui, portanto durante uma ABORDAGEM OU INVESTIGAÇÃO, nunca abandone o "jogo da inteligência" para se utilizar da covardia da violência.
Respeite a todos como ser humano. Não importa se vítima ou infrator, todos devem ser tratados com dignidade, pois fazendo isto, você estará preservando sua mente e sua carreira.
Seguindo estes ensinamentos, ao final de sua carreira você poderá orgulhosamente dizer;

"VALEU A PENA. Fui herói durante toda minha vida, cumpri minha missão de GUARDA MUNICIPAL com coragem, inteligência e integridade".
Não se descuide de seu preparo físico, intelectual e espiritual.

Estamos exultantes em recebê-los, queremos ajudá-lo a construir uma carreira digna e gloriosa. Talvez você não SERÁ designado para o lugar desejado, mas lembre-se TODO PROBLEMA TEM SOLUÇÃO, não DESANIME NUNCA.

Todos da sociedade confiam e esperam o melhor de você.
Que Deus o abençoe nesta longa, árdua e edificante caminhada

Texto adaptado de " Dr. Claudio Marques Rolin e Silva
Delegado de Policia
Coordenador Geral de Ações da Comissão de Direitos Humanos