sábado, janeiro 21, 2012

Teste de Balística Guarda Municipal de São José dos Pinhais - Pr


Coletes da Guarda Municipal de SJP foram aprovados em teste balístico realizado no 17º Batalhão da Polícia Militar
A Guarda Municipal de São José dos Pinhais realizou na manhã desta quinta-feira (19) teste balístico com os coletes usados atualmente pela corporação. Os equipamentos foram testados com tiros de cinco armas de diferentes calibres (revólver 38, pistolas 380, .40 e 9 mm e metralhadora .40). Nenhum dos dez coletes testados teve a estrutura danificada, sendo assim aprovados.
O teste foi realizado no estande de tiros do 17º Batalhão da Polícia Militar, para comprovar a eficiência dos equipamentos em uso pelos GMs na rua. A compra de novos coletes para a Guarda Municipal já foi licitada e a remessa tem previsão de chegada para os próximos 40 dias. A compra deste tipo de equipamento precisa passar pela aprovação do Exército, para então ele ser fabricado e entregue ao comprador. Serão 200 coletes com a mesma resistência, porém, mais leves e que possibilitarão maior mobilidade aos GMs.

Equipamentos foram testados com tiros de cinco armas de diferentes calibres (revólver 38, pistolas 380, .40 e 9 mm e metralhadora .40) e nenhum ultrapassou os coletes
Participaram do teste balístico o chefe da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Cel. Altair Mariot, o capitão Janata, da Polícia Militar e os guardas municipais Camargo, Cardoso e Samarone. “Utilizamos todas as armas que o colete protege e não tivemos problema em nenhum deles. Foi atestado que os coletes estão em condições de uso e protegem a pessoa que estiver com ele”, explica Mariot. Após a chegada dos novos coletes, os antigos precisam ser destruídos e a ação comunicada ao Exército.
O capitão da Polícia Militar que participou dos testes com a Guarda Municipal ressaltou a importância do colete para os agentes de segurança e a eficiência do equipamento de São José dos Pinhais. “Testamos os coletes e mesmo nos que demos de 8 a 10 tiros sequenciais o projétil não ultrapassou o colete, comprovando a eficiência dele”, disse Janata. “O colete armazenado com os cuidados necessários aumenta o seu tempo de durabilidade”, completou o capitão.