quinta-feira, fevereiro 02, 2012

CATI E FACULDADE UCL LANÇAM A PRIMEIRA PÓS GRADUAÇÃO EM OPERAÇÕES ESPECIAIS DA AMÉRICA LATINA

























O Brasil foi o país escolhido para sediar o primeiro curso de pós- graduação em operações Especiais com o padrão de qualidade do CATI SWAT na América Latina . O curso recebeu aprovação do MEC e terá inicio em Março de 2012.


O projeto, considerado ousado e inovador, ambiciona trazer para a sala de aula o melhor dos treinamentos policiais oferecidos pelas policias de elite do mundo. A grade curricular foi elaborada pela equipe do CATI SWAT com assessoria de mestres e doutores da Faculdade UCL. Os alunos terão oportunidade de assistir aulas com instrutores Norte Americanos e com todo o time de elite do CATI. “ Uma de nossas principais preocupações é dar a oportunidade para que alunos de outros estados tenham acesso a possiblidade de fazer este curso que terá duração de 18 meses , por isso teremos aulas em um final de semana por mês.” Declarou Marcos do Val, presidente do CATI S.W.A.T e natural do estado do Espirito Santo, onde acontecerá o curso.
A Pós-graduação está credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.693 de 03/12/99, conforme Resoluções CNE/CES Nº 01, de 08/06/2007 e Nº 03, de 02/07/2007.
Informações sobre a Pos-graduação em Operações Policiais Especiais - SWAT
Apresentação
Percebendo o crescente aumento da criminalidade no Brasil e no mundo e o surgimento de novas equipes táticas e a necessidade de aprimoramento das equipes atuais o CATI - Treinamento Policial, em parceria com a UCL - Faculdade do Centro Leste, apresenta o curso de especialização em Operações Policiais Especiais- SWAT, do tipo pós-graduação "Lato Sensu", autorizado pelo MEC, inédito no mundo. Além de uma consistente e substancial formação teórica, os alunos terão uma relevante vivência prática como, por exemplo , exercícios com aproximadamente 1.000 tiros por aluno, treinos táticos em CQB (Ambientes fechados), carros, ônibus, sniper (atirador de elite) e outros.

Objetivo
O objetivo do curso é formar profissionais especializados para atuar e comandar grupos de operações especiais em situações de alto risco, envolvendo reféns, atentados terroristas, explosivos e outros atos criminosos de desordem.
O CATI ainda oferece um programa de intercâmbio internacional ao qual os alunos desta pós-graduação terão prioridade e onde terão acesso a unidades da SWAT Americana, além de entrar em contato com novas tecnologias, treinamentos táticos e modelos de gestão diferenciada.

Público Alvo
Profissionais da área de segurança pública estadual, municipal, policiais (federal, rodoviária federal, civil, militar), bombeiros militares, guardas municipais, agentes penitenciários, operadores de segurança pública em geral e outros atuando na área da segurança pública.
NB: O candidato deve estar na sua função até a conclusão da pós-graduação e possuir diploma de curso de graduação.

Legislação
O Curso de Especialização em Operações Policiais Especiais - SWAT será ministrado pela UCL - Faculdade do Centro Leste, credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.693 de 03/12/99, conforme Resoluções CNE/CES Nº 01, de 08/06/2007 e Nº 03, de 02/07/2007. O curso tem carga-horária de 360h, além do desenvolvimento de um Trabalho Final de Curso.

Currículo do Curso

I - Gestão aplicada a Operações Especiais:

Inteligência, contra inteligência;
Terrorismo e contra insurgência;
Gestão em Tecnologias bélicas;
Gestão Tecnologias não letais;
Gestão em Tecnologias em segurança publica;
Atuações em áreas de baixa luminosidade.

II - Gerenciamento de Crises:

Análise de risco e situações com reféns;
Resgate de reféns;
Entradas táticas e CQB (combate em ambientes confinados);
Atirador de precisão (Sniper).

III - Operações Táticas:

Imobilizações táticas;
Tiro tático;
Intervenção em veículos (situações em carros e ônibus);
Progressão em áreas de alto risco;
Planejamento operacional e estratégico;

IV - Atendimento Médico em Operações Especiais:

Avaliação da cena em situações de risco;
Técnicas de extricação em ambientes hostis;
Técnicas de extricação convencional;
Reconhecimento do risco de morte (AVDI e ABC);
Hemorragia e choque, Queimaduras, Balística das feridas, Exame da vítima;
Transporte de acidentados;
Resgate rápido com time tático;
Rapel com freio 8;
Descida com vítima consciente;
Técnicas de ancoragem, Nós e voltas.

V - Legislação Pertinente das Operações Especiais (Aspectos Legais das Opes):

Legislação pertinente a ações de operação especial;
Direitos humanos e uso progressivo da força em operações especiais.


Local e Horários
O curso será oferecido pela UCL - Faculdade do Centro Leste, no município da Serra - ES, para turmas de no mínimo 30 alunos, tendo a duração de 18 meses. As aulas serão ministradas nos seguintes horários: um final de semana por mês, sendo aos sábados e aos domingos das 8:00h às 13:00h e 14:20h às 19:20h. As datas dos módulos serão programadas com antecedência e informadas aos candidatos no processo de inscrição.

Em 2008, a UCL inaugurou seu primeiro prédio em área própria, localizado na Rodovia ES-010, na região de Manguinhos, em frente ao parque Yahoo, para onde transferiu parte de suas atividades. No ano de 2011, entregou à comunidade a sua segunda unidade, no mesmo local e, com este novo prédio, o bloco didático I, transfere toda a sua atividade para instalações próprias e projetadas para atender a todos com muito mais segurança, conforto e eficiência.






Coordenadores:

Consultor Técnico: Marcos do Val.
Coordenação acadêmica: Fábio Colatto


Professores
Os professores são oriundos do CATI - Brasil e da Faculdade UCL.


Instrutores convidados e conferencistas:
Os Instrutores convidados virão do departamento da SWAT de Dallas, do CATI Internacional e do BOPE do Rio de Janeiro.Teremos instrutores convidados com renomes internacionais.

Mais informações e inscrições

Telefones (27) 3434-0100



Fonte: CATI BR