sábado, maio 05, 2012

Desordem e muita bebedeira terminam em confusão e tiros em via pública na madrugada em Araucária



Após registrar mais de 20 ligações pedindo providências , Policia Militar
e Guarda Municipal foram até o local e foi recebida com palavrões e xingamento

Noite de Domingo dia 29/04, por volta das 19h, uma grande aglomeração de jovens , clientes e menores já antecipavam o final que teria uma distribuidora de bebidas denominada Alemãos Beer localizada na Avenida Archelau de Almeida Torres, Jardim Iguaçu em Araucária.
Pois bem, devido a bagunça, desordem e arruaças causadas pelos jovens e frequentadores do local , o final foi lamentável , por volta de 01h30 da madrugada, ou já nas primeiras horas de Segunda-feira (30), a Policia Militar de Araucária, Guarda Municipal e Rotam que veio de São José dos Pinhais em apoio tiveram de intervir no local, acontece que vizinhos, motoristas e pedestres não estavam mais conseguindo transitar pela avenida, as cerca de 200 pessoas , quase todas na sua totalidade alcoolizada , fecharam a rua, e no local quem tentasse passar era alvo de garrafadas, pedradas e agressão, a avenida foi bloqueada pelos frequentadores do local’’cozidos’’ .
Brigas, tiros, algazarras e disputa de som alto em veículos no local era predominante, carros fritando pneus e direção perigosa também estava acontecendo , ou seja a baderna era geral , e todos consumindo muita bebidas alcoólicas no local , o fervo de gente era tão grande que eles fecharam a quadra , apenas lembrando que esta rua é uma das principais vias de Araucária em direção a região Sul do município.
Após registrar mais de 20 ligações pedindo providências , Policia Militar e Guarda Municipal foram até o local e foi recebida com palavrões e xingamento, imediatamente foi solicitado apoio a Rotam veio e com todos reunidos a galera foi para o paredão, uma geral em todos que estavam no local.
O bar fechou minutos antes da policia chegar , porém a confusão já estava armada pelo chão o rastros de centenas de garrafas de bebidas e cervejas, sem dizer que no local entre aproximadamente 200 pessoas que ali estavam promovendo a baderna havia pelos menos umas 70 menores que a policia conseguiu abordar, os que fugiram foram muitos quando viram as viaturas chegando no local. Dezenas de garotas com idades entre 15 e 17 anos ingerindo bebidas alcoólicas oriundas segundas elas mesmas do referido estabelecimento comercial citado , meninos com idade entre 14 e 17 anos tinha as dezenas no local , tudo isto as 01h da madrugada .
Cerca de 20 guarda municipal e 30 policiais militar, cercaram o local e revistaram todos que não conseguiram fugir, no local carros sem estar com a documentação em dia, motoristas menores e sem habilitação, todos embriagados, menores caído ao chão desmaiado de tanto ingerir bebidas de álcool garrafas por toda parte, drogas pronta para o consumo, e muita confusão foi encontrada pelos policiais que dispersaram a ‘’muvuca’’ sem nenhuma violência registradas, foram conduzido cerca de 30 pessoas a sede da 2º Cia para averiguação, entre elas vários menores que foram encaminhada a delegacia onde o Conselho Tutelar só liberou com a presença dos pais e responsáveis após assinar um termo de responsabilidade . No local registramos apenas uma mãe que tentava interferir no trabalho da PM em conduzir os menores alcoolizados até a sede da 2º Cia , pois entre os detidos estava o filho dela, menor e etilizado de madrugada no meio do fervo.
Segundo informações do Capitão Stoccheiro, comandante da 2º Cia, responsável pelo policiamento de Araucária , ele já havia recebidos ligações telefônica no inicio da noite sobre a situação , que ele entrou em contato com o proprietário do estabelecimento comercial que estava vendendo as bebidas alcoólicas a galera pedindo para ele cumprir a lei, de não vender a menores e respeitar o horário de fechamento previsto na lei orgânica do município , o que não aconteceu, ainda entramos em contato com o Dr. Luiz Fernando Chemim, secretário municipal de Segurança, responsável pela Guarda Municipal que nos informou que a GMA atuasse com moderação no local e relatou também que não é a primeira vez que acontece este tipo de desordem total no local.
Segundo o Dr. Chemim o referido estabelecimento comercial já teve seu Alvará de funcionamento caçado pela Secretaria de Finanças do município, devido as constantes reclamações de moradores e vizinhos por perturbação da ordem e por ter sido flagrado em data anterior pela GMA vendendo bebidas alcoólicas a menores, porém o Juiz concedeu uma liminar ao comércio para que ele continuasse a funcionar.
Da vez anterior a Guarda Municipal foi hostilizada e recebida com violência no local, um dos baderneiros que estava no local filmou com um celular e enviou a uma rede de TV, que criticou a GMA, sem interagir dos fatos e como procedeu .
A situação , agora a verdade vem a tona, ou seja naquela situação os guardas apenas reagiram as agressões para conter o distúrbio no local , a verdade prevalece e novamente ai esta a baderna no local. Deixamos desde já o espaço aberto a quem queira se manifestar neste mesmo espaço e mídia para se contrapor.
Reportagem e imagens-Lobão