terça-feira, maio 15, 2012

Guardas municipais de São José dos Pinhais cruzam os braços em protesto contra coletes vencidos

                                           
                                                    


Todos os guardas municipais de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, do turno da manhã, não saíram para fazer o patrulhamento de ruas e órgãos públicos nesta terça-feira (15). O protesto é contra o uso de coletes à prova de balas vencidos pelo menos desde novembro do ano passado e também em razão da frota sucateada.
“Estamos com coletes vencidos há quase um ano, sem segurança nenhuma. Esses coletes eram para ter sido comprados no ano passado e até agora nada. É a nossa vida que está em risco”, disse um dos guardas em entrevista à Banda B, que pediu para não ter seu nome revelado.
Com o protesto, nenhum guarda havia saído da unidade central até às 11 horas de hoje. “Todos os bairros e o centro de São José dos Pinhais estão descobertos. Não há patrulhamento. Nenhuma das 12 viaturas saíram da unidade central nesta manhã e nenhum chamado pelo telefone 153 está sendo atendido”, afirmou um dos manifestantes.

Outro lado

O secretário de segurança de São José dos Pinhais, Marcelo Juged, foi até o pátio da unidade central conversar com os manifestantes por volta das 10h30 e disse que tudo já está resolvido.
"A secretaria precisa de uma autorização do Exército para confeccionar os coletes e essa autorização finalmente foi dada na semana passada. Os novos coletes deverão ser entregues na semana que vem e eles (os guardas) sabiam disso. Essa manifestação hoje é descabida, tem fins eleitoreiros. Eles estão sendo manipulados", disse Juged à Banda B.
A Guarda Municipal de São José dos Pinhais realiza um trabalho ostensivo de patrulhamento comunitário e atende diversas ocorrências policiais. Ao todo, o efetivo é de cerca de 190 homens.
Segundos os guardas, o atendimento à população deve continuar interrompido até que os novos coletes sejam entregues pela secretaria de segurança do município.
Reportagem: Denise Mello e Antonio Nascimento
Imagem: Internet