sexta-feira, junho 22, 2012

Guarda Municipal terá 113 câmeras em Jundiaí





Moderno CCO comprova o investimento em Segurança Pública

Centro de Controle Operacional (CCO) começou a operar
Com a inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal de Jundiaí, ocorrida ontem no Complexo Fepasa, a expectativa é que a criminalidade seja reduzida. Além de um moderno sistema de articulação entre órgãos de segurança pública e secretarias municipais, o CCO contará ainda com a instalação de câmeras de segurança nos 37 "portões de entrada" da cidade, criando uma "cerca virtual". 

A expectativa é que em poucas semanas o sistema esteja funcionando. Com excelente captura de imagens, as câmeras leem as placas e as cores dos veículos, ajudando no monitoramento e rastreamento. "A central vai englobar, além dos sistemas de Guarda Municipal, a Central de GPS dos ônibus e o OCR (Optical Character Recognition), que faz o reconhecimento ótico de caracteres, uma ferramenta que possibilitará o monitoramento dos acessos de entrada e saída da cidade", explicou o comandante da GM, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli, o Jacó. 

"O CCO vai permitir o atendimento às ocorrências dos principais órgãos emergenciais, como segurança, trânsito, resgate e defesa civil, de maneira mais rápida e eficiente." O prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, disse que sempre se discutiu qual seria a melhor medida e se chegou à conclusão que a implantação do CCO seria o melhor investimento. "É preciso ter uma estrutura boa antes de aumentar o efetivo."

Mais câmeras - O coronel Clodomir Marcondes, diretor da Power Sistem, empresa que implantou o sistema, disse que Jundiaí possui 30 quilômetros de rede de fibra ótica e serão criados mais 40 quilômetros. "Isso possibilitará a instalação de mais câmeras de segurança." 

A central de câmeras, que atualmente conta com 65 aparelhos, passará a contar com 85, além de mais 93 câmeras do OCR, que serão instaladas em vários pontos da cidade. Segundo Marcondes, um monitoramento mais intensivo reduzirá significativamente a criminalidade, em especial o roubo e furto de veículos. Além disso, o valor do seguro de veículos em Jundiaí poderá baixar.

Isso aconteceu em alguns municípios que têm o mesmo sistema. Mas não é uma regra." De acordo com Jacó, o próximo passo será a unificação do setor operacional da GM com a sede administrativa, que atualmente está instalada no Jardim Morumbi, próximo à Rua do Retiro. "Isso facilitará ainda mais os trabalhos da corporação."

TERESA ORRÚ
Foto - ALEX M. CARMELLO

Fonte - Portal JJ - 21-06-2012
http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&Int_ID=180130