terça-feira, junho 12, 2012

Temporal atingi vários bairros de Araucária




A Prefeitura de Araucária continua mobilizada para prestar apoio às famílias afetadas pelo vendaval que passou pela cidade segunda-feira passada (04). As secretarias da instituição trabalham em mutirão para amparar as famílias mais atingidas, sendo que o município chegou a declarar estado de emergência.
A Secretária Municipal de Segurança, com departamento da Defesa Civil em conjunto com a Guarda Municipal, está com um conjunto de ações, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar e minimizar o desastre natural, preservar o moral da população e para restabelecer a normalidade social. 
Primeiramente foi feita a entrega de lonas para tentar minimizar os prejuízos causados pela chuva e foi feito um cadastramento das vítimas. As famílias desabrigadas que foram levadas para ficar temporariamente no CAIC já voltaram para suas residências. Os profissionais trabalharam também para retirar as árvores caídas, que apresentavam risco para população ou que estavam impedindo acesso de algumas vias. A Secretaria de Obras continua trabalhando no recolhimento dos entulhos e limpeza das ruas.
Como houve danos materiais e sociais para alguns moradores, devido ao destelhamento de residências e da enchente, foram fornecidos além das lonas, telhas, madeiras, roupas, colchões, cobertores, alimentação e abrigo para os que solicitaram ajuda para a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio de cadastro.
“No primeiro dia fornecemos lonas e no segundo dia já começamos a comprar alguns itens mais urgentes, como telhas. Assim que o material chegou ao depósito já começou a ser distribuído. Até hoje houve ainda entrega de materiais para as famílias e quem necessitar de mais alguma coisa pode se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social mais próximo”, diz a diretora geral da SMAS, Fabíola Karas.
O prefeito Albanor Zezé Gomes lembra que as famílias do Arvoredo, que tiveram as casas alagadas, estão na fila de espera para serem realocadas para o Loteamento Jardim Arvoredo II e ainda este ano estarão nas casas novas.
Materiais entregues
A administração municipal decidiu estender o atendimento social por período indeterminado de modo a garantir que todas as famílias recebam ajuda. Por enquanto foram entregues para as vítimas do vendaval:
- mais de 10 mil telhas (tipo eternit)
- 15 mil ripas
- 5 mil caibros
- 1000 quilos de prego
- 300 cobertores
- 100 colchões
- 200 cestas básicas
- dentre outros materiais.
Colabore!
A Defesa Civil continua com a campanha de arrecadação de donativos para ajudar as famílias atingidas pelo vendaval. Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, materiais de construção, cobertores, móveis e colchões. Voluntários para ajudar na reconstrução também podem se apresentar, já que a Prefeitura forneceu os materiais, mas não a mão de obra. Uma casa derrubada já começou a ser reconstruída com a ajuda de voluntários.


As doações podem ser entregues no Corpo de Bombeiros, Academia da Guarda Municipal / Barracão da Defesa Civil (na Manoel Ribas), sede da Guarda Municipal ou na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 153 ou (41) 3901-5200.


Dados
A estimativa é que 143 casas tenham sido destelhadas e 3 foram destruídas. Na semana passada 200 pessoas estavam desalojadas, mas a maioria já retornou para suas casas, de acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, André Nogueira.
Aproximadamente 5000 pessoas foram afetadas pelo temporal e ainda não se sabe exatamente qual foi o fenômeno que atingiu a cidade. “Não podemos afirmar, mas ao que tudo indica, pode ter sido um tornado que passou pelo local, pois atingiu uma região bem baixa. Só que não temos imagens, apenas alguns relatos e assim não tem como confirmar”, comenta Nogueira.


Regiões mais prejudicadas
a) Bairro Iguaçu: Jardim das Araucárias; Jardim Iguaçu; Loteamento Torres; Conjunto Manoel Bandeira; Jardim Fonte Nova I e II; Jardim Dona Cecília; Loteamento Parque das Araucárias; Jardim Bela Vista; Jardim Shangrilá I e II; Jardim Serra Dourada; Jardim da Natureza I e II e Jardim Primavera;
b) Bairro Campina da Barra: Jardim Magnópolis; Jardim Solimões; Vila São Francisco I e II; Jardim Dona Dilma; Jardim Viviane; Jardim Roma; Moradias Turim; Jardim Ponta do Céu; Moradias Costeira; Jardim Eldorado (Santa Eulália) e Jardim Santa Clara;
c) Bairro Capela Velha: Jardim Arvoredo I e II. 2. 
Fonte: araucaria.pr.gov.br