segunda-feira, julho 02, 2012

Guarda Municipal de Sorocaba, devolve bolsa com R$ 20 mil a professor "esquecido"



sexta-feira, 29 de junho de 2012

A honestidade de um Guarda Civil Municipal de Sorocaba (98 km de São Paulo) causou surpresa a um professor nesta quinta-feira (28). Walbert Ferreira de Souza, de 42 anos, encontrou uma bolsa estilo pochete, contendo R$ 20 mil em dinheiro, e conseguiu devolvê-la ao dono.
O professor Sander Stacov Fonseca, de 30 anos, saiu de São Paulo com um amigo e seguiu para Sorocaba para comprar um carro. Ele ia usar algumas economias e o dinheiro de uma herança para pagar a compra à vista. Chegando à cidade, eles pararam em um mercado, e o professor sacou em um caixa eletrônico o valor que faltava para completar R$ 20 mil. Após o saque, Fonseca foi ao banheiro e lá esqueceu a pochete com todo o dinheiro.
A sorte do professor foi que o guarda, que sempre está no mercado, que é da mulher dele, foi verificar se o banheiro tinha sido limpo pelos funcionários. “Eu ajudo aqui fora do meu horário de trabalho, e quando vi a bolsa, abri ao lado de um funcionário para ver se tinha algum telefone de contato”, disse. “Então, vi que tinha alguns documentos e um envelope com dois maços grandes de dinheiro.”
Depois de esperar por cerca de 40 minutos pela chegada do dono da pochete, Souza entrou em contato com a base da Guarda Municipal. O professor já tinha ligado para falar do sumiço do dinheiro, e o contato com o supermercado foi imediato. Depois de verificar se ele realmente era o dono do valor, Souza entregou a bolsa. “O homem estava tremendo e se surpreendeu em conseguir recuperar o dinheiro.”
Para o guarda municipal, a atitude foi natural. Ele disse que jamais pensou em ficar com o dinheiro. “Eu acho que não tem como eu me beneficiar e o verdadeiro dono ficar no prejuízo.” O professor desistiu de comprar o carro e voltou para São Paulo. Ele disse que precisa de um ano de trabalho para economizar R$ 20 mil.