segunda-feira, março 14, 2011

Câmeras de monitoramento estão completando um mês na cidade


As câmeras já auxiliaram em mais de 50
atendimentos da Guarda Municipal durante o período
 


Desde o dia 10 de fevereiro as 26 câmeras de monitoramento instaladas no município estão oficialmente funcionando. Durante o período, a Guarda Municipal de Araucária realizou mais de 50 atendimentos à população por situações apontadas pelas câmeras.

As situações identificadas por meio do videomonitoramento envolvem depredação ao patrimônio público, acidentes e irregularidades de trânsito, assaltos, brigas e situações envolvendo drogas. O diretor da Guarda Municipal de Araucária, Márcio Cantelle, conta que a redução de brigas em frente às escolas foi significativa. 
O secretário interino da pasta de Segurança, Mario Torres, disse que esse apoio que a Guarda Municipal tem prestado à Polícia Militar e a Policia Civil e aos cidadãos, de uma maneira geral, não está restrito apenas ao centro da cidade. “Essas câmeras vieram também para trazer mais segurança na região das agências bancárias, praças públicas e terminais. O ponto mais longe que temos uma câmera instalada está no terminal da Vila Angélica que fica a uns 8km do centro”, comenta Torres.


Alcance

As câmeras têm cobertura de 300m em raio, com definição para captar a placa de um carro, mas em distâncias maiores pode ajudar a identificar algumas circunstâncias não tão específicas.


As câmeras funcionam num esquema de posicionamento pré-estabelecido, tendo a capacidade de rotação de 360º,  na horizontal, e 180º, na vertical. Os equipamentos contarão ainda com zoom óptico de 36x e digital de 12x.

Torres explica que, se for preciso, as câmeras podem ter sua localização alterada, o que  é possível graças a alta tecnologia do sistema implantado, que possui transmissão via rádio. Os investimentos da Prefeitura em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) chegaram a ultrapassar R$1 milhão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Araucária

Fotos: Internet/Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Araucária
/Carlos Poly