quarta-feira, março 16, 2011


Novos integrantes da Guarda Municipal de Araucária
na fase final do curso de tiro na academia
de polícia do Guatupê


Após o treinamento, será solicitado o
porte de arma para os novos guardas


 


A capacitação com a duração de quatro semanas e com o certificado da academia, está em fase final, após a GMA solicitará à Polícia Federal (PF) o porte de arma para os novos servidores. De acordo com a legislação, Araucária pode solicitar o porte de arma para os guardas por ser município integrante da Região Metropolitana e por ter população acima de 50 mil habitantes.

Em serviço, os profissionais poderão utilizar revólver calibre 38 e pistola 380. Os treinamentos envolvem tiros estáticos, em movimento, com cobertura, deitados, ajoelhados, com as duas ou apenas uma das mãos. As distâncias das práticas são de 5 a 15m.

O instrutor da academia, capitão Jean Puchetti, conta que os guardas estão colocando em prática alguns conhecimentos que já adquiriram nas aulas teóricas. “Eles começaram esse treinamento no ano passado e agora estão complementando o que já aprenderam. Na região metropolitana de Curitiba ainda são poucos os municípios que contam com esse diferencial da Guarda Municipal armada, cerca de oito”, disse.

O diretor da GMA, Márcio Cantelle, conta que além da própria segurança dos profissionais, o porte de arma traz mais autonomia para a instituição. “Já temos a Guarda armada desde 2007. É melhor porque podemos dar mais apoio às polícias Civil e Militar. Traz mais agilidade e mais independência ao nosso trabalho. Além de impor mais respeito nas abordagens”, conta.

Após o término desta etapa do treinamento, que tem a carga horária de 160 horas, haverá a formatura dos guardas municipais que estavam em curso de formação. Ou seja, mais uma contribuição do prefeito Albanor Zezé Gomes para cumprir o aumento do efetivo da categoria profissional em Araucária e atingir a meta de 180 guardas municipais para a cidade.

Reprodução parcial: www.araucaria.pr.gov.br
 Prefeitura de Araucária
Assessoria de Comunicação Social
Foto: Carlos Poly
Contato: 3614-1487
Jornalista: Michelli Gomes
Foto: Carlos Poly