sexta-feira, abril 15, 2011

Câmeras de monitoramento Araucária - Pr

 

Araucária deu um importante passo, com o  sistema de videomonitoramento urbano que reforçará a segurança da cidade. Por meio de diretrizes estabelecidas pelo prefeito Albanor Zezé Gomes e das implementações realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), o município conta com um sistema que é considerado um dos mais modernos de vigilância eletrônica.
Além das 26 câmeras de alta tecnologia que estão localizadas em pontos estratégicos do município, a Guarda Municipal de Araucária (GMA) terá como reforço para execução de seu serviço, um Centro de Controle de Operações (CCO) que faz o gerenciamento das imagens captadas pelas ruas.
O prefeito Zezé ressaltou a importância da ação para a cidade. “Sabemos que a segurança é uma questão que cabe ao Estado, o papel da Polícia e da Guarda Municipal é um paradigma que vem sendo discutido, mas queremos fazer nossa parte também. Nosso município é parceiro nesse quesito, vamos investir em segurança porque está sendo uma das prioridades da nossa gestão”, falou.
O secretário interino da SMSP, Mario Torres, conta que a intenção do CCO é trabalhar integrando outros apoios. “Estamos negociando com as forças policiais como poderemos estabelecer um vínculo de trabalho”, disse.
CCO
O CCO está divido em duas salas, uma para controle e monitoramento das imagens captadas pelas câmeras e outra de situação exigida no modelo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), a qual será utilizada como sala de reunião em situações mais graves que precisem, por exemplo, reunir comandantes das forças de segurança.
A estrutura conta ainda com dois televisores digitais de 42 polegadas, 4 monitores de 21 polegadas, computadores, radiocomunicadores, além de um servidor de armazenamento de dados.
Tecnologia 
As câmeras funcionam num esquema de posicionamento pré-estabelecido, tendo a capacidade de rotação de 360º na horizontal e 180º na vertical. Os equipamentos contarão ainda com zoom óptico de 36x e digital de 12x, disponibilizando uma visualização diurna e noturna de qualidade a uma distância de até 300 metros.
Outra característica inovadora é a capacidade de armazenamento. O sistema permite com que as imagens fiquem guardadas nos computadores da central de vigilância por até 30 dias. A transmissão digital de dados por meio de uma comunicação via rádio, sem fio, é outra vantagem da iniciativa.
O sistema transmite as imagens captadas via rede de banda larga, com tecnologia sem fio e de alta velocidade e resolução, com transmissão em tempo real e com sincronização realizada por satélite, o que resulta em um baixo atraso de transmissão. 
 
Homenagem póstuma
O novo Centro de Controle de Operações recebeu o nome Carlos Alberto Fuchner, uma homenagem do prefeito Albanor Zezé Gomes ao profissional integrante da corporação da Guarda Municipal que foi assassinado em serviço em novembro do ano passado.
A viúva de Fuchner, Cláudia Fuchner, esteve presente na cerimônia e se emocionou. “Foi uma forma de eternizar a memória dele. Ele auxiliou muito na elaboração desse centro. Infelizmente ele não está mais aqui”, desabafa.
Recursos:(Pronasci)  Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania  Fonte:www.araucaria.pr.gov.br
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Araucária
Fone: 3614-1487
Jornalista: Michelli Gome