terça-feira, junho 14, 2011

MONITORAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES

Mogi agora conta com 283 câmeras fixas e móveis de monitoramento 

Sala de situação da Prefeitura: guardas municipais realizam o monitoramento do sistema que colabora para tornar a cidade mais segura e organizada

O prefeito Marco Bertaiolli inaugurou na noite desta quarta-feira (08/06) a Sala de Situação da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). O espaço é o responsável pelo monitoramento das 283 câmeras móveis e fixas instaladas na cidade e atua nas áreas de segurança, auxiliando as Polícias Militar e Civil, trânsito e defesa civil. O investimento da Administração Municipal na ampliação da estrutura, que compreende também o aumento do número de câmeras, foi de R$ 1,9 milhão.

“Com esta nova Sala de Situação, mostramos que Mogi das Cruzes é uma cidade que busca a ordem, busca o desenvolvimento, mas dentro dos limites dos cidadãos. Que existem regras que devem ser cumpridas”, destacou o prefeito, durante o evento realizado no hall do prédio da Administração Municipal.

Na nova Sala de Situação, os agentes da Guarda Municipal fazem o monitoramento das câmeras de monitoramento, com um contato direto entre com as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, os agentes municipais de trânsito e a Defesa Civil. Além disso, o local concentra o atendimento telefônico de emergência, pelo telefone 0800 770 1566.

“Este local recebeu o nome de Sala de Situação porque vamos poder, além do combate ao crime, solucionar casos de acidentes de trânsito, monitorar córregos, como o Ribeirão Ipiranga, em épocas de chuvas, entre outras funções”, explicou Bertaiolli.

Para melhorar a segurança na cidade, a Prefeitura também ampliou o número de câmeras existentes. Os equipamentos móveis passaram de 32 para 77, enquanto os fixos, instalados em prédios públicos, saltaram de 96 para 206. Para isso, a Administração Municipal também instalou 70 quilômetros de cabos de fibra ótica.

“Construímos uma infovia na cidade, já que, além das câmeras, com estes cabos de fibra ótica também estamos levando internet a postos de saúde e escolas, telefone a prédios municipais, entre outros serviços que beneficiam a população”, disse.

Investimentos

Bertaiolli também lembrou outros investimentos desenvolvidos pela Prefeitura nos últimos três anos que propiciaram o melhor funcionamento do novo sistema de monitoramento. São ações como a criação da Secretaria de Segurança, a Lei Mogi Mais Viva e o Programa Ilumina Mogi, responsável pela ampliação e modernização da iluminação pública na cidade, em um investimento de R$ 4,5 milhões.

“Primeiro, com o apoio dos comerciantes, tiramos os obstáculos visuais que atrapalhavam o funcionamento das câmeras de monitoramento. Depois, iluminamos a cidade, com a substituição de mais de 10 mil lâmpadas, que são mais eficientes e econômicas. Tudo isso, propiciou esta melhoria no nosso sistema de monitoramento, ampliando a sensação de segurança dos mogianos”, disse.
http://amigosdaguardacivil.blogspot.com