quinta-feira, agosto 18, 2011

Guarda Municipal de Maringa inicia operação "Patrulha do Som"


quinta-feira, 18 de agosto de 2011



A Prefeitura de Maringá anunciou ontem que, a partir deste fim de semana, a chamada "Patrulha do Som" começará a percorrer a cidade para fiscalizar carros e locais que estejam com som acima do permitido pela legislação. A Guarda Municipal ficará responsável pela coordenação da central integrada de fiscalização contra a poluição sonora em Maringá.
Ontem, o diretor municipal de Defesa Social, Paulo Mantovani, não quis adiantar por onde começam os trabalhos."As informações sobre o dia certo e horário de saída das equipes, assim como as regiões da cidade a serem fiscalizadas, estão sob sigilo. Mas posso assegurar que a linha de procedimentos e a fórmula ideal de atuação das equipes já estão muito bem definidas e vão ser colocadas em prática", disse.
Para garantir a eficácia da fiscalização, o diretor de Fiscalização da Secretaria de Gestão e Fazenda, Marco Antonio Lopes de Azevedo, disse que os agentes sairão sem uniforme, em viaturas descaracterizadas, usando um decibelímetro para medir a intensidade do som.
"Os veículos flagrados serão apreendidos, mas a perturbação do sossego público não é restrita apenas ao som alto em veículos. Vamos fiscalizar bares, lanchonetes, locais públicos com aglomerações, festas em residências, chácaras de lazer e empresas", afirma.
O trabalho reúne, além da Guarda e dos fiscais do Município, também a Polícia Militar. Os munícipes podem fazer denúncias pelos telefones 156 (Ouvidoria Municipal) ou 190 (PM)
Publicidade irregular
A prefeitura começou ontem a fiscalizar a publicidade irregular nas vias e espaços públicos da cidade.
Até o fim da tarde, não havia informação de que alguém tenha sido multado, mas Azevedo, prometeu rigor contra quem for flagrado publicidade de qualquer tipo.
As multas variam de R$ 200 a R$ 1 mil, por material exposto, além obrigar o infrator a retirar a publicidade.
fonte: maringa.odiario.com