terça-feira, setembro 27, 2011

Guardas Municipais de Campo Largo podem entrar em GREVE







Com três anos de implantação, a Guarda Municipal de Campo Largo trouxe muitos benefícios aos moradores e aos bens públicos da cidade de Campo Largo. Muitas vezes, a Guarda Municipal prestou apoio a órgãos estaduais como a Policia Militar em situações de acidentes e abordagens, também a Policia Civil em vários bate grade na Delegacia local.

Mas atualmente, os Guardas Municipais sofrem com grande problemas, o que possivelmente pode gerar uma greve dos agentes nos próximos dias. Com viaturas sucateadas e uma escala forçada de trabalho, tendo em vista que dos 50 Guardas Municipais contratados inicialmente, somente 32 estão nas ruas para atender a população.
Outro problema constatado que a Guarda Municipal sofre é com as viaturas. Das seis blazer compradas e equipadas no inicio da implantação, atualmente somente duas estão em pleno funcionamento, mas que muitas vezes apresentam problemas, e os Guardas Municipais utilizam veículos Uno do Departamento de Transito (que pertence para a mesma secretária) para fazer os patrulhamentos e também os atendimentos das ocorrências.
Outro fator que já está em negociação entre os GM e a Prefeitura, através do sindicato dos funcionários públicos, é a função de supervisor dos guardas serem utilizadas por funcionários comissionados. Hoje não existe na GM uma hierarquia, ou um estudo para que os guardas possam subir de cargo, e no próprio grupo, se tornarem supervisores.
O pedido principal dos Guardas Municipais, conforme informações encaminhadas ao sindicato, é a retirada do supervisor Vilson Olivchesk, que, conforme informações seria cunhado do prefeito Edson Basso.
Se as negociações não sortirem efeitos, os Guardas Municipais programam uma paralisação em massa dos agentes, o que pode ser tratar de um grande problema para o monitoramento e a guarda dos bens públicos.