quarta-feira, março 28, 2012

Guarda Municipal de Colombo conhece estrutura de segurança de Guarda Municipal de Araucária

Michelli Gomes 


Foto: Carlos Poly/ACS

A estrutura da Guarda Municipal de Araucária (GMA) associada à interação praticada no município entre as forças de segurança tem sido motivo para atrair o interesse de visitantes a conhecer de perto o sistema. Na última quinta-feira (15), a cidade recebeu integrantes do curso de formação da Guarda Municipal de Colombo, que está prestes a ser formada.

Os 36 alunos estão em treinamento no 17° Batalhão de Polícia Militar do Paraná (BPM), em São José dos Pinhais, e foram trazidos na disciplina de Segurança Patrimonial, ministrada pelo capitão da 2ª CIA, do 17º CRPM, Nelson Stoccheiro Gonçalves Júnior.

Os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra com o comandante da GMA, Wueslei Fabiano da Costa, que falou sobre a estruturação do órgão, abordando situações de erros e acertos desde a criação da corporação, experiência que pode auxiliar no direcionamento do trabalho que será iniciado em Colombo.

“Como essa turma da guarda de Colombo será a primeira da cidade, pois ainda está sendo estruturada, foi interessante trazer os alunos para conhecer como é o sistema aqui, já que Araucária tem uma guarda de referência no estado”, comenta o capitão Stoccheiro.

Os futuros guardas também puderam conhecer o sistema de videomonitoramento urbano da cidade que é gerenciado por um Centro de Controle de Operações, que monitora imagens e viaturas, por meio de um aparato tecnológico avançado e bem estruturado.

O participante do curso Donis Gonçalves do Nascimento diz que a atividade foi bem produtiva. “Pudemos conhecer um pouco da rotina da guarda aqui, saber como atuam e ter uma orientação do que pode dar certo e do que vale a pena receber mais atenção. Foi estimulante para nós que estamos prestes a iniciar a carreira e com certeza será muito útil”, conta.
Fonte: araucaria.pr.gov.br