segunda-feira, maio 07, 2012

Guarda Municipal realiza megaoperação contra " baloeiro"

Guarda Municipal pega no pulo grupo de baloeiro de  Curitiba em área rural de Araucária


Cerca aproximadamente de cem pessoas e uns cinquenta carro e vários balão pronto para ser solto no céu da cidade

















Uma denuncia de moradores da localidade do Taquarova , zona rural de Araucária , comunidade que fica próximo a Rodovia      PR-423, que liga Araucária a Campo Largo na manhã de Domingo ( 06 ) levou à Guarda Municipal de Araucária a realizar uma grande operação, no local, onde havia cerca cem pessoas e uns cinquenta carros e vários balão pronto para ser solto nos ares da cidade.
Acontece que soltar balão é crime e proibido, cada um dos 20 balões que seriam solto estavam carregado de fogos de artifícios , como treme terra e bombas de grosso calibre.
Ao chegar no local as viaturas da GMA, a correria foi geral, os que conseguiram fugir do local fugiram, a GMA conseguiu abordar cerca de 30 carro e 50 pessoas, dentre elas 3 crianças e 2 adolescente ,foi necessário a presença do Conselho Tutelar , devido a presença de menores e crianças no local, também participou da operação Agentes de Transito municipal que notificou os veículos que estavam irregulares na documentação.
Todos os veículos e todos os abordados são oriundo de Curitiba , e fazem parte de um grupo de baloeiros , e aproveitaram o Domingo de dia limpo e muito sol para tentar por no ar esta balões carregados com fogos de artifícios o que um perigo para cidade de Araucária em virtude de ter a Petrobrás e uma dezenas de industrias que armazena gás e derivados altamente inflamável .
O material foi apreendido, e o pessoal acabou assinando termos circunstanciado ( TC) , onde eles se comprometeram a voltar em dia e hora marcada na presença do juiz para dar a sua versão e ser apenado pelo crime ambiental, que vai desde pagamento de cesta básica , multa ou fianças , ou prestação de serviço a comunidade .

O crime de soltar balões é considerado crime tipificado constitucionalmente?

Art. 42 da Lei de Crimes Ambientais ( 9605/98):

"Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano: Detenção de 01 a 03 anos ou multa"
Reportagem fotos e Imagens-Lobão
Fonte: www.blogdolobão.com