terça-feira, junho 05, 2012

Araucária se mobiliza para ajudar famílias atingidas por vendaval










                                               

A Prefeitura de Araucária está mobilizada para prestar apoio às famílias atingidas pelo vendaval que passou pela cidade nesta segunda-feira (04), atingindo a região do Iguaçu, Fonte Nova, Shangrilá e Santa Eulália com ventos fortes e o Arvoredo com alagamento. As secretarias mais envolvidas no auxílio direto à comunidade são de Segurança, Saúde, Assistência Social, Obras e Urbanismo.
A Secretária Municipal de Segurança, com departamento da Defesa Civil em conjunto com a Guarda Municipal, está desde ontem, com um  conjunto de ações, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar e minimizar o desastre natural, preservar o moral da população e  para restabelecer a normalidade social.
O trabalho do mutirão com máquinas, carregadeiras, retroescavadeiras que estão fazendo o recolhimento de entulhos e lonas estão sendo distribuídas. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, esta etapa do trabalho deve seguir até o fim da semana.
A Secretaria Municipal de Urbanismo já está com fiscais pelas ruas fazendo levantamento dos danos e devido aos estragos irá antecipar a troca prevista de luminárias que seriam feitas para aumentar a potência de luz nas ruas Piquiri e Tibagi.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) está promovendo um cadastramento das famílias atingidas pelo temporal. Assistentes sociais, educadores sociais e outros técnicos da pasta estão percorrendo casa por casa levantando as necessidades dos moradores. A partir do levantamento é que ações específicas serão tomadas para oferecer suporte às famílias.
“Em todas as áreas atingidas nós temos equipe atendendo”, relata a diretora geral da SMAS, Fabíola Karas. A diretora explica que as equipes se esforçam para fazer com que o atendimento ocorra de forma rápida, pois o clima chuvoso dificulta os trabalhos de limpeza e assistência.
O prefeito Albanor Zezé Gomes disse que a Prefeitura irá auxiliar todas as famílias prejudicadas. “As famílias estão precisando de apoio, algumas casas estão bem comprometidas e vamos ajudar todas na medida do possível com telhas e apoio mais urgente. As famílias do Arvoredo, que tiveram as casas alagadas e foram levadas para o CAIC, estão na fila de espera para serem realocadas para o Loteamento Jardim Arvoredo II e ainda este ano estarão nas casas novas”, conta.
Fornecimento de energia
Funcionários da Copel estão percorrendo as ruas atingidas, vários postes já foram recolocados e a empresa sinalizou que a maioria das casas já terão fornecimento de energia elétrica de volta ainda hoje. Apenas nas casas que tiveram os ramais de entrada de energia danificados, os proprietários terão que primeiro arrumar esse item e depois solicitar ligamento da luz por meio do telefone 0800 5100 116.
Fonte: http://www.araucaria.pr.gov.br
Fotos: Melo